domingo, 6 de janeiro de 2013

Billboard Lists 2012: Produtores que mais apareceram na parada de rap da Billboard

Continuando as listas referente as musicas que entraram na parada de rap da Billboard, segue agora os 5 produtores que mais tiveram musicas na parada de rap da Billboard de 2012.
1- T-MINUS (7 Músicas)
Empatados em primeiro lugar ficaram o T-Minus e o Kanye West, mas vamos primeiro ao T-Minus. Ele é um produtor de Toronto, no Canadá que começou o seu trabalho nessa area junto com o Boi-1da que também é canadense. Ambos são conhecidos por trabalhar muito com o Drake, mas no Take Care por exemplo o T-Minus teve mais produções  As musicas do álbum que não tem aquela vibe mais calma da produção do 40 são praticamente todas do T-Minus, e quase todas elas viraram hits em 2012. Uma delas (The Motto) tornou-se inclusive a musica que ficou no top do ano de rap da Billboard. Fora isso ele marcou presença também devido a produções para o Kendrick Lamar, T.I. e DJ Drama. Abaixo seguem as 7 musicas que ele produziu que entraram na parada de rap da Billboard.

T.I. - Go Get It
DJ Drama, 2 Chainz, Meek Mill & Jeremih - My Moment
Kendrick Lamar - Swimming Pools (Drank)
Drake - HYFR (Hell Yeah Fuckin' Right)
Drake - The Motto
Lil Wayne - She Will
Drake - Make Me Proud
1- KANYE WEST (7 Músicas)
Em primeiro lugar empatado com o T-Minus está o Kanye West. Sim, o cara é um gênio como produtor e é inegável o seu talento, mas sinceramente ele não teve muito mérito para entrar nessa posição aqui. Ele entrou aqui basicamente porque estão sendo contados como produtores todos os co-produtores das músicas, e o Kanye co-produziu praticamente todas as musicas na qual ele apareceu esse ano. Sim, a estética sonora dele está lá em todos e ele com certeza ajudou a dar uns toques, mas nenhuma delas é creditada apenas ao Kanye ou tem ele como o produtor principal. Enfim, negócio é que o cara marcou presença em 2012 e abaixo vocês podem ver as 7 musicas que ele produziu que entraram pra essa lista.

Kanye West & R. Kelly - To The World
Kanye West, Jay-Z & Big Sean - Clique
2 Chainz - Birthday Song
Kanye West, Big Sean, Pusha T & 2 Chainz - Mercy
Jay-Z & Kanye West - No Church In The Wild
Jay-Z & Kanye West - Gotta Have It
Jay-Z & Kanye West - Ni**as In Paris
3- MIKE WILL MADE IT (5 Músicas)
Em terceiro lugar ficou o Mike Will Made It. Esse sim pra mim foi o produtor do ano. Primeiro porque cada uma das 5 músicas ele é o cara principal e dá pra ver a sua assinatura nelas e segundo porque além disso ele produziu outros sons bem fodas pra artistas de R&B ou outros rappers que não chegaram a entrar aqui mas que mostram a diversidade do cara. Enfim, o Mike Will ajudou a definir como o rap de 2012 foi com algumas das batidas mais interessantes e icônicas do ano e além de tudo é um puta de um produtor que tá só começando. As 5 músicas dele que entraram na Billboard esse ano seguem abaixo.

Future - Neva End
Juicy J - Bandz A Make Her Dance
Future - Turn On The Lights
2 Chainz - No Lie
Kanye West, Big Sean, Pusha T & 2 Chainz - Mercy

4- HIT-BOY (4 Músicas)
Finalmente em 4 lugar temos um empate quadruplo entre o Hit-Boy, Mike Dean, 40 e Anthony Kilhoffer. Comecemos pelo Hit-Boy entao. Ele é outro dos produtores que pra mim teve mais destaque em 2012. Desde Niggas In Paris, quando alguem decide que quer uma batida foda e pesada, seja o cara o Kendrick Lamar ou a Nicki Minaj, é o Hit-Boy que eles procuram, e o cara nao desaponta. As batidas dele nesse ano foram quentes e apesar de só quatro aparecerem aqui, ele também dominou o ano. Abaixo voces podem ver as 4 musicas dele que apareceram na Billboard esse ano.

Kendrick Lamar - Backseat Freestyle
Kanye West, Jay-Z & Big Sean - Clique
DJ Khaled - I Wish You Would
Jay-Z & Kanye West - Ni**as In Paris
4- 40 (4 Músicas)
O 40 é o produtor mais diretamente associado ao Drake. Assim como o Drizzy ele é de Toronto e os dois sao melhores amigos. Sempre que o Drake faz um som ele passa pela mão do 40, seja pra sincronizar e masterizar a musica do jeito que o Drake soa melhor, seja para dar aquela vibe meio aérea pela qual o Drake e o 40 são conhecidos também. Realmente, sem o 40, a carreira do Drake nao seria tao bem sucedida como é hoje em dia. Enfim, justamente por mexer nos sons do Drake, ele ganha crédito como co-produtor em vários sons dele, entao nao é surpresa ele estar no top 5, visto que o Drake apareceu em várias musicas esse ano. Abaixo seguem as musicas a qual o 40 contribuiu.

A$AP Rocky - F**kin Problems
Drake - Crew Love
Drake - Take Care
Drake - Headlines
4- MIKE DEAN (4 Músicas)
O Mike Dean é um multiinstrumentalista e produtor do Texas, no States, responsável pela produção em vários clássicos dos anos 90 de rappers do Sul e que atualmente faz parte do time de produtores do Kanye West. Assim sendo ele, assim como o Kanye, teve co-producao em diversos dos sons que ambos produziram, por isso ele chegou a essa posicao esse ano. Cheque abaixo as musicas na qual ele apareceu esse ano.

2 Chainz - Birthday Song
Kanye West, Big Sean, Pusha T & 2 Chainz - Mercy
Jay-Z & Kanye West - No Church In The Wild
Jay-Z & Kanye West - Ni**as In Paris
4- ANTHONY KILHOFFER (4 Músicas)
O Anthony Kilhoffer é um produtor e engenheiro musical que tem um papel parecido com o que o 40 tem só que para o Kanye West ao invés do Drake. Assim como o Noah Goldstein, o Jeff Bhasker e por vezes o Mike Dean, ele ajuda nas produções  mixagens e tudo que for preciso pra deixar uma musica com a cara do Kanye. Como ele tem créditos de co-produção em várias musicas do Kanye, ele alcançou essa posição em 2012. Abaixo as musicas na qual ele apareceu.

Kanye West & R. Kelly - To The World
Kanye West, Jay-Z & Big Sean - Clique
2 Chainz - Birthday Song
Jay-Z & Kanye West - Ni**as In Paris

Outros produtores que estiveram em multiplas musicas que apareceram nas paradas de rap da Billboard esse ano.

Young Chop
Boi-1da
Rico Love

Nenhum comentário:

Postar um comentário