quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Billboard Lists 2012: Artistas que mais apareceram na parada de rap da Billboard em 2012

Como o pessoal que lê o blog já sabe, toda a semana desde que eu voltei com ele eu posto o top 25 de Rap da Billboard, que é bem dizer um termômetro do que está ou não quente nos Estados Unidos no momento. Eu acho bem interessante ver como o publico passa a se acostumar a um tipo específico de sonoridade ou outro e enfim, eu coletei os dados do ano inteiro justamente pra fazer algumas listas de final de ano baseado no que eu observei. Essa primeira lista dis respeito aos 10 artistas que mais tiveram participacoes (seja em musicas próprias ou em músicas de outros) durante esse ano na Billboard. Vamos a ela entao.
1- DRAKE (15 Músicas)
Não é novidade que o Drake anda dominando as paradas de rap nos últimos anos. Esse ano especificamente ele não lançou um álbum  mas no final de 2011 ele lançou o ótimo Take Care que vendeu super bem e até a metade do ano ele ainda estava na paradas de rap da Billboard com musicas desse álbum. Apesar disso, O mais interessante na minha opinião é quantas participacoes ele teve. Nesse ano ele teve uma grande turnê  a Club Paradise que focou nos States e Europa. Nela ele juntou um lineup de alguns dos melhores rappers que estavam surgindo para participar com ele, rappers que nem tinham muita relevância a ponto de participar do Top 25 da Billboard, mas rappers talentosos. Pois bem, praticamente todos esses rappers (A$AP Rocky, Kendrick Lamar, 2 Chainz, Waka Flocka Flame, French Montana, Meek Mill) conseguiram entrar no top 25 da Billboard esse ano com uma participação do Drake. O único que não entrou foi o J. Cole, mas é porque ele não lançou praticamente nada novo esse ano. Isso diz um pouco sobre a influencia que ele e as pessoas que ele apoia tem na opinião publica. Enfim, abaixo seguem as 15 Músicas dele que entraram nas paradas de rap da Billboard esse ano.


A$AP Rocky – F**kin Problem feat. Drake, 2 Chainz & Kendrick Lamar
Kendrick Lamar – Poetic Justice feat. Drake
Rick Ross – Diced Pineapples feat. Wale & Drake
French Montana – Pop That feat. Drake, Rick Ross & Lil Wayne
Meek Mill – Amen feat. Drake
2 Chainz – No Lie feat. Drake
Drake – HYFR (Hell Yeah Fuckin’ Right) feat. Lil Wayne
Rick Ross – Stay Schemin’ feat. Drake & French Montana
Drake – Crew Love feat. The Weeknd
Drake – Take Care feat. Rihanna
Waka Flocka Flame – Round Of Applause feat. Drake
Drake – The Motto feat. Lil Wayne
Lil Wayne – She Will feat. Drake
Drake – Headlines
Drake – Make Me Proud feat. Nicki Minaj
2- LIL WAYNE (13 Músicas)
Em segundo lugar vem o parceiro de Young Money e chefe do Drizzy, Lil Wayne. Esse é outro que não lançou nenhum álbum novo esse ano (apesar de ter lançado uma mixtape, a Dedication 4), mas que honestamente, nem precisa lançar nada para continuar popular. Ele, como vocês já devem saber, é um dos pouquíssimos artistas (e talvez o único rapper) que consegue chegar à casa de 1 milhão de álbuns vendidos na primeira semana de lançamento de seus albuns nos States, ou seja, ele tem vários fãs que curtem ouvir o que quer que ele tiver oferecendo, e é se aproveitando disso que ele conseguiu aparecer tanto assim nas paradas de rap. As vezes que ele apareceu por uma musica dele foram em musicas remanescentes do super popular Tha Carter IV ou quando ele está promovendo singles do próximo álbum que ele vai lançar  o I Am Not A Human Being II. Apesar disso o que fez esse numero mesmo foram as suas participações, que sempre chamam a atenção para artistas que querem promover os seus singles e albuns. Enfim, abaixo seguem as 13 músicas que ele participou que aparecerem nas paradas de rap da Billboard esse ano.

T.I. – Ball feat. Lil Wayne
Game – Celebration feat. Chris Brown, Tyga, Wiz Khalifa & Lil Wayne
Lil Wayne – No Worries feat. Detail
Juicy J – Bandz A Make Her Dance feat. Lil Wayne & 2 Chainz
French Montana – Pop That feat. Drake, Rick Ross & Lil Wayne
Lil Wayne – My Homies Still feat. Big Sean
Drake – HYFR (Hell Yeah Fuckin’ Right) feat. Lil Wayne
DJ Khaled – Take It To The Head feat. Chris Brown, Nicki Minaj, Lil Wayne & Rick Ross
Tyga – Faded feat. Lil Wayne
Lil Wayne – Mirror feat. Bruno Mars
B.o.B. – Strange Clouds feat. Lil Wayne
Drake – The Motto feat. Lil Wayne
Lil Wayne – She Will feat. Drake
3- RICK ROSS (11 Músicas)
Em terceiro lugar logo após o Lil Wayne vem o Rick Ross. Esse sim seguiu o caminho tradicional para ficar entre os mais populares do ano no rap. Ele lançou uma ótima mixtape, que na minha opinião foi um dos melhores projetos do ano, a Rich Forever, lançou um álbum solo, que apesar de não tao bom quanto essa mixtape, tinha umas musicas bem boas, o God Forgives, I Don't, e além disso tudo ele ainda teve tempo de ajudar na carreira do pessoal da sua gravadora, a Maybach Music Group, através do lançamento de álbum da gravadora e apoiando os lançamentos dos rappers dele, sendo o principal dele nesse ano o Dreams & Nightmares do Meek Mill. Além disso ele teve algumas participações que foram essenciais pra ele chegar a essa colocação também. Enfim, mais um ano bom para o Rozay e abaixo vocês podem ver as 11 músicas na qual ele apareceu que ocuparam um lugar na Billboard esse ano.

Rick Ross – Diced Pineapples feat. Wale & Drake
Birdman – Born Stunna feat. Rick Ross
DJ Khaled – I Wish You Would feat. Rick Ross & Kanye West
French Montana – Pop That feat. Drake, Rick Ross & Lil Wayne
Rick Ross – Touch’N You feat. Usher
Wale – Bag Of Money feat. Tick Ross, T-Pain & Meek Mill
DJ Khaled – Take It To The Head feat. Rick Ross, Chris Brown, Nicki Minaj & Lil Wayne
Rick Ross – Stay Schemin’ feat. Drake & French Montana
Red Cafe – Fly Together feat. Rick Ross & Ryan Leslie
Wale – That Way feat. Rick Ross & Jeremih
Rick Ross – You The Boss feat. Nicki Minaj
4- 2 CHAINZ (10 Músicas)
Logo atrás do Rick Ross vem o 2 Chainz, e se houvesse um premio para o melhor novato, iria pra ele com certeza. Ano passado ele não teve nenhuma participação na Billboard, e com suas mixtapes e seus versos quentes ele passou a ser quase uma obrigatoriedade para qualquer rapper que lançou um álbum esse ano. Realmente ele fez a sua presença ser sentida quase que instantaneamente e saiu do 0 para estar em mais singles na parada de rap da Billboard que gigantes como o Kanye West e Jay-Z por exemplo. Ele também lançou um álbum esse ano, o Based On A T.R.U. Story, que super bem para um primeiro álbum  e apesar de ele ter dado vários singles, o Tity Boy ocupa essa colocação também por causa das várias participações em musicas de outros rappers. Abaixo seguem as 10 músicas na qual ele apareceu nas paradas de rap da Billboard em 2012.

A$AP Rocky – F**kin Problems feat. Drake, 2 Chainz & Kendrick Lamar
2 Chainz – I’m Different
Tyga – Do My Dance feat. 2 Chainz
DJ Drama, 2 Chainz, Meek Mill & Jeremih – My Moment
Juicy J – Bandz A Make Her Dance feat. Lil Wayne & 2 Chainz
2 Chainz – Birthday Song feat. Kanye West
2 Chainz – No Lie feat. Drake
Nicki Minaj – Beez In The Trap feat. 2 Chainz
Kanye West, Big Sean, Pusha T & 2 Chainz – Mercy
Young Jeezy – SupaFreak feat. 2 Chainz
5- NICKI MINAJ (9 Músicas)
Em quinto lugar, logo após o 2 Chainz vem a Nicki Minaj. Ela também lançou um álbum esse ano, o Pink Friday: Roman Reloaded e uma versão estendida desse álbum chamada Pink Friday: Roman Reloaded - The Re-Up. Ela, como rapper, é tao boa, senão melhor, que a maioria do pessoal nessa lista. Ela definitvamente é uma das que mais se arrisca no que diz respeito ao que é esperado de um rapper tradicional, e é justamente por isso que eu acho que ela é tao bem sucedida. No entanto ela é esperta, sabe que o dinheiro de verdade está se ela conseguir ter uma imagem que seja possível dela fazer um crossover, ou seja, não vender só pra base de fãs de rap dela, mas também para o pessoal que ouve uma musica mais pop e que efetivamente compra musica hoje em dia. Ela anda muito bem sucedida nesse aspecto hoje em dia e é justamente por isso que a gente não vê ela se dedicando muito para carreira apenas de rapper dela, por isso também que algumas das musicas que aparecem abaixo mal dão de descrever como musicas de rap propriamente ditas. Não é o caminho no qual eu mais gostaria de vê la, mas é algo que dá de respeitar. Abaixo seguem as 9 músicas aonde ela apareceu que ocuparam um lugar na Billboard.

Nicki Minaj – Freedom
Waka Flocka Flame – Get Low feat. Tyga, Nicki Minaj & Flo Rida
Nicki Minaj – Beez In The Trap feat. 2 Chainz
DJ Khaled – Take It To The Head feat. Rick Ross, Chris Brown, Nicki Minaj & Lil Wayne
Nicki Minaj – Starships
Nicki Minaj – Fly feat. Rihanna
Rick Ross – You The Boss feat. Nicki Minaj
Drake – Make Me Proud feat. Nicki Minaj
Big Sean – Dance (A$$) feat. Nicki Minaj
6- KANYE WEST (8 Músicas)
Em sexto lugar, logo atras da Nicki Minaj vem o Mr. West. Ano passado ele lançou o Watch The Throne, um álbum com o Jay-Z que por si só já é um evento e que colaborou pra participação dele aqui esse ano. Ano retrasado ele lançou o My Beautiful Dark Twisted Fantasy, um dos albuns mais ousados, influentes e inovadores que eu já ouvi, um clássico quase que instantâneo  Pois bem, parece que esse ano ele decidiu tirar de ferias apos álbuns tao épicos tendo feito apenas um álbum em conjunto com a sua gravadora, a G.O.O.D. Music, assim como algumas participações em singles selecionados. O resto do tempo ele tirou pra brincar de fazer bebe com a Kim Kardashian e ate nisso ele foi bem sucedido! Enfim, ele teve alguns singles que fizeram bastante sucesso desse álbum  mas realmente não foi o ano mais produtivo dele. Abaixo seguem as 8 musicas na qual ele apareceu esse ano.

Kanye West & R. Kelly – To The World
Kanye West, Jay-Z & Big Sean – Clique
2 Chainz – Birthday Song feat. Kanye West
DJ Khaled – I Wish You Would feat. Kanye West & Rick Ross
Kanye West, Big Sean, Pusha T & 2 Chainz – Mercy
Jay-Z & Kanye West – No Church In The Wild feat. Frank Ocean
Jay-Z & Kanye West – Gotta Have It
Jay-Z & Kanye West – Ni**as In Paris
7- KENDRICK LAMAR (7 Músicas)
Em setimo lugar, empatado com o Tyga, esta o cara do ano. O Kendrick Lamar conseguiu deixar todo mundo boquiaberto esse ano com o incrível (e melhor álbum de rap, de looonge, desse ano na minha opinião) good kid, m.A.A.d city, explorando ainda mais a sua capacidade lirica e de contar historias. Ele foi assinado pelo Dr. Dre, foi chamado por Deus e o mundo de a salvação da West Coast e do rap e, apesar do exagero, são todas alegações muito devidas. De quebra ele ainda conseguiu ter uma das melhores primeiras semanas de venda de álbuns de rap do ano (com mais de 200.000 copias na primeira semana de venda nos States) e emplacou diversas musicas nas paradas de rap da Billboard. Assim como o 2 Chainz ele saiu do 0 pra ultrapassar muitos grandes em venda, tudo isso sem comprometer a altíssima qualidade do seu trabalho, e tem todo o mérito pelo seu sucesso. Abaixo as 7 musicas que ele emplacou esse ano.

A$AP Rocky – F**kin Problems feat. Drake, 2 Chainz & Kendrick Lamar
Kendrick Lamar – Bitch, Don’t Kill My Vibe
Kendrick Lamar – Backseat Freestyle
Kendrick Lamar – m.A.A.d City feat. MC Eiht
Kendrick Lamar – Poetic Justice feat. Drake
Kendrick Lamar – Swimming Pools (Drank)
Kendrick Lamar – The Recipe feat. Dr. Dre
7- TYGA (7 Músicas)
Empatado com o Kendrick Lamar esta o Tyga. O rapper afiliado a Young Money também teve um bom ano, tendo um dos singles mais icônicos e bem sucedidos do ano com Rack City, single esse que catapultou as vendas do seu álbum solo Careless World: Rise Of The Last King e os seus subsequentes singles. Alem disso ele lancou pelo menos duas mixtapes esse ano (a Well Done 3 e a 187 ate aonde eu lembro). O negocio é que ele se deu muito bem ao explorar um movimento da Bay Area, na California, que esta em constante evolução a muitos anos através com rappers como o Mac Dre e E-40. Apesar de com o Hyphy e Jerk Music esse movimento ter aparecido brevemente na musica pop americana, só estourou mesmo quando o Tyga colaborou em Rack City com um dos caras que mais se destacam nesse movimento hoje em dia, o DJ Mustard. Enfim, timing, talento, sorte talvez, tudo isso fez com que ele saísse de ser um rapper da minor league da Young Money pra ter uma grande presença nas paradas de rap da Billboard esse ano, e abaixo vocês podem ver as 7 musicas na qual ele apareceu esse ano.

Tyga – Do My Dance feat. 2 Chainz
Game – Celebration feat. Chris Brown, Tyga, Wiz Khalifa & Lil Wayne
Waka Flocka Flame – Get Low feat. Tyga, Nicki Minaj & Flo Rida
Tyga – Make It Nasty
Tyga – Faded feat. Lil Wayne
Travis Porter – Ayy Ladies feat. Tyga
Tyga – Rack City
9- JAY-Z (6 Músicas)
Finalmente, em 9 lugar, tivemos um empate quadruplo entre o Jay-Z, Big Sean, Wiz Khalifa e Chris Brown. Comecemos pelo Hov então  Esse ano, em termos de musica, foi bem pouco produtivo para o Jay-Z. As poucas vezes que a gente teve a oportunidade de ouvi-lo foram em algumas poucas participações de rappers seletos (como o Kanye West e Rick Ross). No entanto eu já esperava isso. Com o nascimento da sua primeira filha, a Blue Ivy Carter (que inspirou e participa em uma das musicas com a qual o Jay apareceu esse ano na Billboard) o Jigga tirou o ano para virar papai (assim como a Beyonce que também não lançou quase nada esse ano) e para se dedicar aos negócios do seu time de basquete, o Brooklyn Nets, que estreou esse ano a sua nova arena no Brooklyn. Se ele apareceu esse ano nessa posição acima de vários newcomers é pela forca do Watch The Throne que ele lançou no ano passado e porque qualquer musica na qual ele aparece chama imediatamente a atenção  Abaixo vocês podem ver as 6 musicas da parada de rap da Billboard na qual ele apareceu esse ano.

Kanye West, Jay-Z & Big Sean – Clique
Jay-Z & Kanye West – No Church In The Wild
Jay-Z – Glory feat. B.I.C.
Jay-Z & Kanye West – Gotta Have It
Young Jeezy – I Do feat. Jay-Z & Andre 3000
Jay-Z & Kanye West – Ni**as In Paris
9- BIG SEAN (6 Músicas)
Também empatado em nono lugar esta o Big Sean. Ele foi outro que não lançou nenhum álbum esse ano, apenas a mixtape Detroit. Assim sendo, ele esta nessa posição esse ano principalmente colhendo os resultados do Finally Famous, o álbum que o lançou ano passado. Com esse álbum ele conseguiu alguma popularidade e reconhecimento que por sua vez fizeram com que ele fosse chamado para mais participações do que em anos anteriores. A participação que ele teve no álbum da G.O.O.D. Music, o Cruel Summer, também ajudou bastante pra que ele chegasse nesse lugar. Abaixo estão as 6 musicas que apareceram na parada da Billboard ano passado com o Big Sean.

Big Sean – Guap
Kanye West, Jay-Z & Big Sean – Clique
Lil Wayne – My Homies Still feat. Big Sean
Chris Brown – Till I Die feat. Big Sean & Wiz Khalifa
Kanye West, Big Sean, Pusha T & 2 Chainz – Mercy
Big Sean – Dance (A$$) feat. Nicki Minaj
9- WIZ KHALIFA (6 Músicas)
Também empatado em 9 lugar esta o Wiz Khalifa. Assim como o Rick Ross ele alcançou essa colocação esse ano de uma maneira tradicional. Ele lançou duas mixtapes muito boas esse ano, a Taylor Allderdice e a Cabin Fever 2 para os fãs dele, tudo isso enquanto promovia o seu álbum  o O.N.I.F.C. que foi lançado no final do ano. Os singles desse álbum  junto com algumas colaborações que ele fez ajudaram ele a alcançar essa posição como um dos rappers que mais apareceram na parada da Billboard esse ano. Abaixo seguem as 6 musicas na qual ele apareceu.

Wiz Khalifa – Let It Go feat. Akon
Wiz Khalifa – Remember You feat. The Weeknd
Game – Celebration feat. Chris Brown, Tyga, Wiz Khalifa & Lil Wayne
Chris Brown – Till I Die feat. Big Sean & Wiz Khalifa
Wiz Khalifa – Work Hard, Play Hard
Snoop Dogg & Wiz Khalifa – Young, Wild & Free
9- CHRIS BROWN (6 Músicas)
O ultimo a aparecer nesse empate de 6 musicas e o Chris Brown. Sim, ele é principalmente um cantor, mas em musicas como a Look At Me Now do ano passado e Till I Die desse ano ele aparece só rimando, o que qualifica ele para aparecer como artista principal de uma musica de rap na parada da Billboard, e, porque não aqui também  Apesar desse papo, ele aparece mesmo aqui porque diversos rappers decidem contrata-lo para cantar o refrão das suas musicas, sendo que das 6 musicas na qual ele aparece, tirando a que já é dele que ele rima, apenas a do Game dá pra se dizer que ele esta rimando. Enfim, de qualquer jeito ele foi  bastante popular mesmo entre as musicas de rap, mas não da pra fazer uma analise do ano dele com base só nisso pois não é a atividade principal dele. De qualquer forma, abaixo seguem as 6 musicas na qual ele apareceu esse ano na parada de rap da Billboard.

Game – Celebration feat. Chris Brown, Tyga, Wiz Khalifa & Lil Wayne
Chris Brown – Till I Die feat. Big Sean & Wiz Khalifa
DJ Khaled – Take It To The Head feat. Chris Brown, Rick Ross, Nicki Minaj & Lil Wayne
Fat Joe – Another Round feat. Chris Brown
Pitbull – International Love feat. Chris Brown
Ace Hood – Body 2 Body feat. Chris Brown

Segue abaixo outros artistas que apareceram multiplas vezes na parada de rap da Billboard em 2012 mas que nao entraram para os top 10 de 2012.

5 Músicas:
Wale
Flo Rida
Meek Mill

4 Músicas:
Future
T.I.

3 Músicas:
J. Cole
Young Jeezy
Waka Flocka Flame
Pitbull
French Montana
Trey Songz
50 Cent
Jeremih

Nenhum comentário:

Postar um comentário